7 pessoas intoxicadas com café estavam na UPA

Tempo estimado da leitura: 7 minuto(s)

A noticía

Publicada no G1:

Funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Parque Flamboyant, em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital, passaram mal após ingerirem um café servido no local, na madrugada de sexta-feira (3). 

A Polícia Científica de Goiás recolheu equipamentos para perícia.

Inicialmente, a Secretaria Municipal de Saúde tinha informado que cinco funcionários passaram mal. Depois, a pasta atualizou para sete o número de intoxicados.

Há suspeita de algum ingrediente tóxico presente no pó do café, mas a hipótese será investigada.

Segundo funcionários, a chefe do plantão desmaiou depois de beber o café.

Em nota, o órgão informa que os servidores “relataram intercorrências clínicas, foram atendidos, receberam alta e passam bem”. 

 

Cuidados com o café

Devemos ter em mente que o café também é um alimento. Quando em pó, ele fica suscetível a absorção de aromas e substâncias em caso de mal acondicionamento.

Quando em líquido, o café pode ser contaminado no momento da filtragem (em função do armazenamento do coador de pano) e em contato com a água quente, potencializa a ação das bactérias.

Outra função dos baristas

Aqui na cidade de Goiânia, você aprende sempre um pouco mais com os baristas. Uma das funções do barista é lhe ensinar a preparar um bom café. Eu disse função mas esta função para nós que gostamos de café é uma característica. Não nos cansamos de explicar como bons cafés devem ser preparados. Alguns de nós (que são mais fotogênicos) ousam e preparam vídeos seja no IGTV ou no YOUTUBE.

O que as cafeterias tem feito para melhorar a cultura de preparo do café em Goiânia?

Locais como Speciale, Ópera, Nous, Prana, Muy (que é a primeira torrefadora de Goiânia) promovem encontros, workshops, TNT ou degustações para esclarecer cada vez mais as pessoas no preparo deste alimento.

Preparar alimentos é uma prática que se aprende em casa sendo que no caso específico do café, aprende-se a preparar com garapa, fervendo o pó de café ou fazendo com água quente a açúcar.

Certamente, você já aprendeu que nenhum desses modos é o ideal de preparar a bebida.

214 mil pessoas que nasceram em 2010, hoje tem 10 anos de idade e em breve, já estarão preparando café para o pai ou a mãe. Com um pouco mais de tempo, prepararão café nos escritórios e repartições.

Percebe a importância de se aprender de forma correta de se “passar” o café?

Sobre a intoxicação

Não estou dizendo que foi por problema no preparo do café ou no seu prévio acondicionamento.

Eu quis pegar o gancho da notícia para discursar sobre a importância do ritual de preparo.

 

Bons cafés!

Sobre o autor

Cafezista
Descobrindo os cafés de Goiânia. Siga-me, participe, compartilhe!

Faça o primeiro comentário a "7 pessoas intoxicadas com café estavam na UPA"

Leave a Reply

%d bloggers like this: